sexta-feira, 27 de maio de 2011

Filme 'Um Novo Olhar' conta superação de sete reeducandas da cadeia feminina

Texto enviado pelo Jornalista Éder Rodrigues

Como parte das ações do Programa Mulheres Mil, executado pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR), a TV Universitária da UFRR e a Câmera Pro Filmes estão com a missão de produzir o vídeo documentário denominado 'Um Novo Olhar', que conta a história de vida de sete mulheres reeducandas da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista. A exibição do filme, gravado em sistema digital, está prevista para o início de julho deste ano.

O cinegrafista Pedro Alencar - Foto: COORDCOM UFRR
Parte das gravações ocorreu dentro do sistema carcerário. Além de cinco mulheres que ainda estão cumprindo pena, duas outras reeducandas que já estão fora do sistema prisional ingressaram no mercado de trabalho e também contribuíram com as suas experiências para o filme. Todas as pessoas entrevistadas assinaram termos de autorização cedendo os direitos do uso de imagem para as gravações. Elas contaram voluntariamente os detalhes das suas prisões; os desafios da criação dos filhos dentro da cadeia; narraram o que aprenderam com os cursos realizados pelas equipes do Programa Mulheres Mil e falaram da esperança de um vida melhor longe do crime. 

Cadeia Feminina - Foto: COORDCOM UFRR
 "O Programa Mulheres Mil foi um sucesso em Roraima. Quanto ao filme de gênero documentário, ele é uma experiência nova para o estado e tivemos dificuldades na montagem devido a escassez de equipamento profissional e recursos humanos, mas retomamos o projeto do filme com o apoio da Câmera Pro Filmes, empresa roraimense que dispõe de equipamento de finalização de ponta e está contribuindo voluntariamente com o projeto", ressatou Éder Rodrigues, diretor do filme. Ele destaca a oportunidade dada, em agosto do ano passado, pelo IFRR para a execução do filme.

Capacitação - A qualificação para o trabalho faz parte das ações do Programa Mulheres Mil e permite que as mulheres atendidas recebam certificação educacional. A qualificação tem mecanismos que vão auxiliar em melhorias pessoais e coletivas. A ênfase está na autoestima, sustentabilidade econômica, formação educacional, inclusão social e o exercício da cidadania. Em Roraima, duas turmas de reeducandas da cadeia feminina puderam participar de cursos sobre culinária, relações humanas, além de mini cursos, oficinas e atividades físicas e aulas da Educação de Jovens e Adultos.

Mulheres Mil - O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer formação profissional e tecnológica a cerca de mil mulheres desfavorecidas das regiões Nordeste e Norte. A capacitação profissional reconhece saberes previamente constituídos e visa criar as condições para que elas melhorem seu potencial produtivo e suas condições de vida. Pelo programa, houve constantes capacitações para a equipe responsável pelos treinamento das mulheres em Roraima, baseadas na Avaliação e Reconhecimento de Aprendizagem Prévia (Arap), que é uma metodologia canadense que utiliza as vivências do cotidiano no ambiente regular de ensino.

O programa é executado em sistema de cooperação entre os governos brasileiro e canadense. No Brasil, é implementado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro (AI/GM), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), os Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets), Escola Técnica Federal, Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (Redenet) e o Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Concefet). O governo canadense é representado pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA/ACDI) e a Associação do Colleges Comunitário do Canadá (ACCC) e Colleges parceiros.

O Jornalista Éder Rodruiges - Foto: COORDCOM UFRR

Um comentário:

Jéssica Costa disse...

Esse é um projeto tão legal que eu teria orgulho de ter feito parte, hehe. Acho muito válida a iniciativa e parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho bem feito, apesar das dificuldades, :)