quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sérgio Barros apresenta a Roraima seu novo CD

TEXTO ADAPTADO DO ORIGINAL PUBLICADO NO JORNAL RORAIMA HOJE DESTA QUINTA-FEIRA (11/01)

Da raiz ao HighTech, Sérgio Barros mostra novo disco mesclando ritmos e influências em um grande caldeirão musical


No dia 22 de abril de 1500 o Português Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, esta data dava início a história do país. 490 anos depois, no dia 22 de abril de 1990, o cearense Sérgio Barros descobriu o Estado de Roraima, desse dia em diante começou uma história de amor entre o músico e esta terra, a qual se tornaria sua casa e o local escolhido por ele para trabalhar música e mostrar talento.


Com mais de 20 anos de Roraima no currículo e na vida, Sérgio Barros apresenta a terra que o acolheu seu segundo trabalho autoral, o CD 'Preciso Bem'. Em 2004 o músico lançava seu primeiro disco, 'Tudo Pode Ser', no qual ele foi o compositor da maioria das letras e músicas. No 'Precioso Bem', álbum que começou a ser divulgado no início de dezembro, como Sérgio gosta de lembrar, destacam-se parcerias entre o instrumentista Sérgio Barros e diversos letristas.




- Nesse trabalho, 'Precioso Bem', o ponto forte são as parcerias. Trabalhei com letristas de Roraima, Acre, Ceará e Rio de Janeiro. Essa diversidade de origens entre aqueles que realizam o projeto reflete a diversidade cultural existente em Roraima.


As várias origens dos participantes do projeto ‘Preciso Bem' também reflete-se nos vários ritmos explorados no álbum. Nas 12 faixas do CD de Sérgio Barros o público pode ouvir desde Blues, Xote, Baião, Samba, Jazz, Pop e até Calypso, como na segunda faixa do disco: Chuva na Floresta.






- O CD reflete a minha formação artística, que a princípio aconteceu fora da academia, tocando nas igrejas, bandas de vários ritmos e, é claro, nos bares da vida. Tenho influência de vários ícones da música Brasileira, dentre eles Djavam, Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Roberto Carlos. Isso permite que meu trabalho seja bem eclético, pois minhas influências são bem variadas. Afirmou Sérgio.


As músicas 'Eu vim para afinar os descontentes' e 'Dorme Bem' estão sendo trabalhadas por Sérgio Barros como as faixas de divulgação do disco. Além dessas, a canção 'Meu Curumim', parceria com Zeca Preto, passou a ser elogiada por aqueles que conheceram o disco.


- A resposta daqueles que tiveram acesso ao CD ou viram as apresentações de voz e violão que eu fiz divulgando o trabalho tem sido extremamente positiva, todos tem feito ótimos comentários e isso tem me deixado muito feliz. Declarou o músico.


Show oficial de lançamento acontecerá em março


Apesar de já ter feito quatro apresentações mostrando as músicas de seu novo álbum, no Pré Show de Nando Cordel, Festival Canto Forte, Conferência Livre de Cultura e Fronteira Cultural, esse última realizada em Pacaraima, o show oficial de lançamento do CD 'Precioso Bem' está previsto para acontecer em Março, no Portal do Milênio.




- Por enquanto fiz só apresentações de voz e violão. A expectativa é que no show de lançamento eu tenha uma banda com seis músicos. Pretendo realizar o show no Portal do Milênio, totalmente gratuito para que toda população de Boa Vista possa ter acesso sem nenhum custo. Declarou


Música roraimense em um momento de cooperação


Sérgio Barros ainda avaliou momento atual da música roraimense. Apesar de não ser natural do Estado, Sérgio se considera um representante da música local e acredita que a arte do Estado vive um momento único, onde as gerações de músicos têm um contato interessante, unindo-se para levar a música de Roraima cada vez mais longe.


- Vivemos um momento de Cooperação, a união entre músicos jovens e de uma geração mais antiga tem fortalecido cada vez mais a produção e a divulgação dos trabalhos roraimenses. Os novos valores que tem surgido olham para aquilo que já foi feito com muito carinho e se inspiram com isso e fazer belas homenagens em seus trabalhos. Afirmou Sérgio Barros


O trabalho familiar também foi realizado no CD ‘Precioso Bem’. Sérgio Barros Filho, filho mais velho de Serginho, participou do disco tocando cavaquinho.






CD ‘Precioso Bem’ divulgado na Internet


Quem desejar conhecer o novo trabalho de Sérgio Barros pode adquiri-lo na Loja da Shop Som ao preço de R$20. O trabalho também está disponível na internet e pode ser conferido na página de Sérgio Barros no site Toque no Brasil: http://sergiobarros.tnb.art.br/ .


A produção do Disco ‘Precioso Bem’ foi possível por meio da Lei de Incentivo a Cultura do Estado de Roraima, com o apoio Base Artefatos de Concreto, na figura do Sr. Clerlânio, Powercop e Amazonas Promoções e Produções de Eventos.


Nenhum comentário: